terça-feira, 12 de junho de 2012

Pare de editar a vida. Expresse-se dizendo como você se sente de verdade.

Por Eduardo Cabral
Fonte: site Comunicadores

E o “Dia dos Namorados” se aproxima. Para muitos(as), é o momento certo pra tentar arrumar algum flerte pelo chat ou então compartilhar uma daquelas correntes onde o usuário se diz “disponível” para namorar, esquentar ou até ‘andar de mãos dadas‘ por aí. Espero que você concorde que sua conduta no Facebook pode ser a responsável direta pela sua involuntária e atual “solterice”. Afinal, esta incrível rede social criada por Mark já é tida como extensão – verdadeira ou não – de nossas vidas, certo? Ou você vai me dizer que não está logado(a) no Facebook enquanto lê este artigo?

O fato destacável é o intrigante questionamento: “até onde todas as nossas atualizações são, de fato, reais?“. Estudos comprovam o quão angustiados ficamos ao ver amigos postando novidades e atualizações ao estilo “vivendo a vida” em nossas timelines enquanto a gente – num profundo mergulho dentro da frustração – acelera o ritmo dos dedos ‘no scroll’ à procura de alguma coisa que nos conforte e nos deixe melhor na fita. O problema é que é bem difícil isso acontecer pois, afinal, ninguém tira foto do prato de arroz com feijão que almoça quase todo dia mas, sim, do delicioso e estético combinado de sushi do mais requintado restaurante “da região”. Acabamos por cultivar uma utopia em busca de aceitação e de registros de melhores impressões em nossas vidas/timelines, não é mesmo?
Associando estas breves edições de conteúdo  que praticamos cotidianamente, que vão desde a seleção da sua foto no perfil – na qual,  de alguma maneira, você tenta mascarar possíveis defeitos, como uma orelha amassada ou um beiço grande demais – até as palavras que escrevemos, apagamos e corrigimos inúmeras vezes até que nos façam parecer mais inteligentes do que, honestamente, acreditamos ser, me ocorreu um ótimo exemplo que, na certa, vai lhe encorajar a ser “#MaisVocê” e abrir a porta para inúmeras boas oportunidades através desta vida paralela intermediada por esta fria tela de computador. Que tal dar a chance para suas verdadeiras emoções, falas, gostos e opiniões se “expressarem” ao invés de se desgastar tentando moldar e editar o que é – felizmente ou infelizmente – verdadeiro? Apesar de inúmeros métodos e tecnologias avançadas… você ainda não pode ter a certeza absoluta do que estão pensando ou achando a seu respeito, por mais confiante que você possa parecer… já que você não tem controle algum sobre esta incrível (e humana) variável, por que não aproveita para desencanar e ser você mesmo?
Tudo bem. Estamos associando essa estranha brincadeira de registrar uma vida paralela – que adoraríamos que fosse a nossa verdadeira extensão – com a ideia de encontrar o verdadeiro amor. Mas, convenhamos, nem só de bons momentos vivem os seres humanos, né? Grandes almoços, ótimas leituras, badalados eventos e divertidas frases não é o que faz ‘você’ ser ‘você’, né? Pode parecer meio – ou muito – auto-ajuda, mas acredite, você e o mundo vão muito além do que uma simples timeline. E é extremamente normal você não ter uma boa sacada sobre o assunto  ’X’ ou ter perdido a “oportunidade” de postar aquele link que você viu primeiro. São questões extremamente rasas e que não podem, de maneira alguma, definir quem você realmente é. Por isso, pelo menos hoje, se desapegue destes valores superficiais e se arrisque em ser simplesmente humano. Seja autêntico e, sem editar nada, diga para quem importa como é que você se sente.
Espero muito que alguém também se identifique com tudo isso, ou já me vejo enfrentando um grande conflito emocional após este “problemático” post! Afinal, a vida real não tem backspace. Então saia dessa falsa zona de conforto e mostre quem você realmente é, pelo menos hoje: “se arrisque“!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

Tags

Amizade Amor Lealdade Maísa Bortoletto Fabiana Ribeiro Saudade Carinho Companheirismo Fé Esperança Poesia Poema Literatura Rubem Alves Dor Perdão Felicidade Paz Mário Quintana Regina Volpato Lya Luft Charles Chaplin Coragem Aniversário Camões Música Anos 70 José Saramago Martha Medeiros Elegância Correria Vida Moderna Mulher Pai Mãe Filhos