quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Difícil Ser Transparente?


Por Rosana Braga

Às vezes, fico me perguntando: por que é tão difícil ser transparente? Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente... Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar... Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde! Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser... Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo! Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção... E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos. Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado. Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão... a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos! Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me machucando... pode parar, por favor?". Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor... Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura! Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível. Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar... E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento. Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.

13 comentários:

  1. Meninas,
    vocês arrasaram na escolha do texto. Eu simplesmente não tenho o que acrescentar.
    Depois de lê-lo, refletir é o que há.
    Parabéns e obrigada pelo post.

    Beijos,
    Dai

    ResponderExcluir
  2. O medo de ser magoado, de sofrer, de parecer fraco fazem as pessoas deixarem de ser cada vez mais transparentes. Esse mundo cruel de hoje nos leva a isso.
    Ser transparente não é pra qualquer um.
    Um ótimo feriado pra vocês.

    Bjs,
    Vanessa Bentzen

    ResponderExcluir
  3. Puxa...vida...que texto em meninas...

    Acredita agora aqui lendo, é como se eu tivesse vendo um filme da minha vida...

    Passei assim toda minha infância, sofrendo em sil
    silêncio, tentando ser a garota forte. Não queria ser apenas mais uma garota problematica...

    Preder o choro...por quantas vezes? Contar seria quase que impossivel. Mas...quantas vezes chorar e sofrer sozinha? Conta seria mais que quase impossivel.

    Mas as vezes me pegunto, passei pelas duas fazes mensionadas no texto. Aquela em que se reprime o que sente, e aquela em que se expoe, mas até hoje é dificil definir qual é o pior.

    Porquer ser transparente como o texto propõe, também tem seus pós e contras né...
    Pois é rs ...sofri por ser e por não ser transparente. rs
    Mas a vida ensina a nós da melhor ou dá pior forma, ai sim podemos escolher a melhor maneira de agir de forma...transparente.


    Eita queridas...olha eu aqui invadindo rs...
    tem geito não...Familia da Regina é assim msmo...fico feliz em poder tar comentando aqui...
    Ahhhh...não posso esquecer...amei o texto viu...me fez refletir bastante sobre meus conceitos.

    Big Abraço

    Geane ladeia

    ResponderExcluir
  4. Meninas,

    Adorei o texto e muito me identifiquei; Identifiquei-me positivamente porque sempre fui uma pessoa transparente e devido a ser assim, sempre paguei um preço alto por possuir tal mérito; No entanto, digo que vale e sempre valerá muitoooo à pena.
    Alguma fofa de vocês poderia enviar-me esse texto por e-mail? Agradeço desde já.

    beijos,

    ResponderExcluir
  5. Vale à pena sim, Jaque! ♥
    Muito obrigada!!!

    A fofa aqui te manda por e-mail. rs
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. Bom d+ o texto viu...rs

    É até engraçado falar sobre ser totalmente transparente, porque já tentei agir dos dois modos, até hoje nõa sei dizer, se ser transparente de forma plena realmente é tão recompensadora, poque existem situãções em nossas vidas, que deixar nossos sentimentos de lado é a melhor opção. Não que isso fará de nós pessoas mais felizes, mas as vezes faz-se necessario.

    Big Abraço

    Geane Ladeia

    ResponderExcluir
  7. Thaís Camillo de Araujo26 de novembro de 2009 às 12:30

    Olá meninas.... adorei tudo...

    Vocês são muito especiais!!!

    Sem palavras...

    Bjão no coração!!!

    ResponderExcluir
  8. Meninas
    Nós somos muitos. Somos o que somos, pensamos ser algo, e cada um nos vê de uma forma. Quem está com a razão?
    Namastê!
    Roberto

    ResponderExcluir
  9. Roberto,
    me deu um bololô agora. rs Não sei responder.
    Mas você me fez lembrar de uma música que adoro:
    "Nós somos muitos
    Não somos fracos
    Somos sozinhos nesta multidão
    Nós somos só um coração
    Sangrando pelo sonho
    De viver"

    Beijos e obrigada!
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Vou tentar responder a questão feita. O único que tem razão, é o Eu Interior.
    Bj
    Roberto

    ResponderExcluir
  11. Má,

    QUE LIIIIIIIIINDO!!
    PARABÉNS!!!
    ADOREI O BLOG!
    QUE VOCÊ SEJA SEMPRE FELIZ, HOJE E SEMPRE, E QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE!!
    BJSSSSS.

    ResponderExcluir
  12. Maísa e Fabi...
    Só hj conseguí ler o texto inteiro...
    Lindo e verdadeiro!
    Parabéns pra vcs!
    Bjs;
    Estela

    ResponderExcluir

Pesquisar

Tags

Amizade Amor Lealdade Maísa Bortoletto Fabiana Ribeiro Saudade Carinho Companheirismo Fé Esperança Poesia Poema Literatura Rubem Alves Dor Perdão Felicidade Paz Mário Quintana Regina Volpato Lya Luft Charles Chaplin Coragem Aniversário Camões Música Anos 70 José Saramago Martha Medeiros Elegância Correria Vida Moderna Mulher Pai Mãe Filhos